segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Mapeamento Ciclomacacu, Circuito Santa Fé x Faraó



A Ciclomacacu, mais uma vez saiu para desbravar, mapear e colocar mais um circuito em sua coleção. E desta vez estamos com reforço de mais três ciclistas:

Fabrício é meu cunhado, ele se rendeu ao MTB depois de alguns anos pedalando na modalidade speed, que é mais solitária. Esse é casca grossa.

Mário Jorge, um amigão de longa data. Depois de rodar por todas as trilhas possíveis e impossíveis em Cachoeiras de Macacu e redondezas serranas de moto, também se rendeu ao MTB, voltando as origens de moleque. Esse é o nosso GPSMAN pelas trilhas de Cachoeiras de Macacu, esse sabe tudo das trilhas por aqui.

Fábio, mais conhecido como Falcão, é o falcão que não voa, mas que topa tudo e não desiste. Está começando a pelalar agora, mas esperem, esse vai ser casca grossa também.

E nós, os veteranos da Ciclomacacu, Ramon Cunha e Felipe Barroso, dois dos fundadores.

A aventura

Dia nublado com probabilidade de chuva a qualquer hora. O ponto de encontro foi em frente a rodoviária de Cachoeiras de Macacu as 8h. Pelote de cinco bikers com sangue nos olhos para mais uma aventura. Até o primeiro ponto de parada todos sabiam como era, mas daí pra lá só nosso GPSMAN Mário Jorge.

Aí o cabo torceu. A segunda parte é de distância aproximadente igual, mas no geral com inclinação um pouco maior.

Kit sobrevivência

Ao chegarmos no ponto mais alto, hora de respirar e repor as energias. O que ninguém sabia, que nosso GPSMAN também era detentor secreto de um kit de sobrevivencia na selva. Nunca subestime uma discreta pouchete, ela pode conter porções inimagináveis e providenciais. Mariola, que segundo o Felipe era defumada (risos) e quebra queixo. Você pode perguntar: Mas só dois tipos de alimento? Não, você não está entendendo, era a granel, rapa!

Os latifundiários

Teve compra de terreno na subida? Teve. Principais vendedores? Ah... Os vendedores se juntaram pra liquidação, os dois vendedores imbatíveis na subida foram: Pedais com tacos novos e Cascalho solto.

Sabe aquela compra que demora pra ser concluída, quase a perder de vista? Sim, aquela que você consegue ver todos o detalhes e o comprador anuncia pra geral: "Vou comprar, vou comprar, vou comprar, comprei!!!". E a galera diz: "Aêêê!!!". A característica das compras na subida foram desse tipo.

A descida

Toda em single track, a descida é ao estilo downhill. Muito técnica e com uma dificuldade a mais por conta da chuva. A lama e a umidade exige bastante do piloto para se manter na trilha escorregadia. Vários terrenos foram comprados.

Mais um circuito mapeado que em breve receberá um evento de realização da Cilomacacu.

A inclinação que você ainda não enfrentou, a combinação de marchas que você a muito tempo não usa, o rpm que você certamente não está acostumado, o batimento cardíaco que você ainda não experimentou, as belas cachoeiras que você ainda não viu e as paisagens mais marcantes do interior do Rio de Janeiro que você não vai deixar de registrar. Tudo isso você vai provar com os eventos da Ciclomacacu. A melhor aventura é aquela que ainda não vivemos.

Ciclomacacu, juntos giramos mais forte!!!

Mapa do circuito
 


Route 2.398.322 - powered by www.bikemap.net
 
Fotos do circuito aqui.


quinta-feira, 9 de maio de 2013

Pedal Ciclomacacu - Guapiaçu Fora do Eixo - 26/05/13



Sobre o circuito, aqui.

Para saber de mais detalhes sobre o evento e participar, basta acessar e confirmar sua presença no agendamento do evento no facebook, aqui.

Mais fotos do circuito, aqui.

"Juntos giramos mais forte!"

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Neste sábado 13/04/13 aconteceu o RUMA - Rolé Urbano Macacu



RUMA - Rolé Urbano Macacu, um passeio de bike na sua essência.
Sem necessidade de bike e equipamentos especiais, percorremos as ruas dos bairros de Cachoeiras de Macacu em grupo. O percurso é sempre fácil e simples, tem o objetivo de promover a utilização da bike como meio de locomoção simples, saudável e sustentável.

O ponto de encontro foi no bairro Centro, centro de Cachoeiras de Macacu. De lá, percorremos os bairros: Campo do Prado, Tuim, passamos pela charmosa Rua da Usina, com sua tradicional rua de paralelepípedo envolvida pelas verdes e úmidas árvores típicas da Mata Atlântica e regada pela resistente nascente que transpassa a pedra ao encontro com o Rio Macacu, que passa logo ali em baixo. A nascente está ali e, como diz o poeta: "Quase que imperceptível aos olhos dos que não se deixam levar pelo clima; e aos que não experimentam a prática da observação do simples a sua volta".

Também passamos pelos bairros: Taborda, Parque Veneza, Goiabal. E retornamos para o Centro, finalizando esse, que foi o primeiro de muitos RUMA.

Venha pedalar com a gente! Traga sua bicicleta velha, nova, grande, pequena, colorida, sem cor. Traga sua mãe, seu filho, sua filha, seu pai, sua namorada, seu amigo, sua avó, avô. Neste pedal não há impedimentos, não há distinção. Você só precisa trazer:

- sua boa educação no trânsito;
- o respeito ao próximo;
- suas histórias pra contar;
- seu stress e seu desânimo, pra deixar no RUMA;
- um coração aberto para um novo estilo de vida;
- sua bike;
- água.

Não fique de fora, venha iniciar um novo estilo de vida.

O RUMA é um evento promovido pela CICLOMACACU - Organização Comunitária dos Ciclistas de Cachoeiras de Macacu.

Fique ligado na nossa agenda na página da Ciclomacacu no face.

"Juntos giramos mais forte"

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Ciclomacacu começa 2013 a todo vapor



2013 começou a todo vapor. A Ciclomacacu inaugurou o ano com um belo pedal a Sede do Parque Estatual Três Picos.

Mais de vinte ciclistas compuseram o pelotão que se reuniu no centro de Cachoeiras de Macacu no dia 20/01/13 às 9h. Depois do briefing que abordou temas sobre a Ciclomacacu, noções de segurança no trânsito e sobre a programação do dia, partimos para o pedal.

O circuito começou com a visita do pelotão aos bairros: Centro, Parque Veneza e Tuim. Onde percorremos trechos urbanos respeitando as regras de trânsito para veículos, placas de trânsito, semáforos e sinalizações com os braços para informar mudanças de direção. O clima da comunidade interagindo com os ciclistas foi super gratificante para todos, pois sentimos o retorno do incentivo que estávamos proporcionando na empolgação da receptividade.

Após visitarmos os bairros e a bela recepção, foi hora de engrossarmos esse caldo.

O circuito que traçamos, "Cachoeiras x Tocas x Sede do Parque dos Três Picos", foi um MTB com subidas curtas e íngremes, alternadas com pisos de estrada de chão, cascalho, calçamento e asfalto. Após cada ascensão principal (pré-definidas na programação do circuito pela Ciclomacacu), reacoplávamos para controle e seguíamos em frente, cada um com seu ritmo e com o objetivo comum de curtir o pedal e chegar a Sede do Parque.

Um imprevisto...

Na altura de Boca do Mato, perto do Poço das Bruxas, devido as chuvas de verão, uma barreira caiu interditando a estrada. Assim, precisamos fazer outro caminho. Para bikers, esses imprevistos são um aperitivo a mais sempre!

Cada ascensão um desafio, uma conquista.

A última ascensão e também a maior, é a da chegada a Sede do Parque. Para todos, a sensação de conquista foi incrível ao chegarmos.
Com a nossa chegada agendada com os guardiões do Parque, tudo ficou mais fácil. Fomos conduzidos por guia até o Jequitibá, uma das atrações turísticas do Parque.
O jequitibá-rosa (Cariniana legalis) é considerado a maior árvore da Mata Atlântica, podendo atingir 50m de altura. O exemplar que visitamos na Sede do Parque tem aproximadamente 40m de altura; circunferência da base 19m; diâmetro da base 6m; aproximadamente 1000 anos.
Terminada a visita ao Jequitibá e a exposição de fotos do Parque na sede, começamos a nos preparar para voltar para almoçar e, como já de costume nesse período, fomos brindados com uma deliciosa chuva de verão que nos lavou a alma na descida de volta.
A parada para o almoço foi no famoso Restaurante Defumados - Orgasmo Gustativo, que já estava antecipadamente reservado pela Ciclomacacu.
Após o almoço retornamos para o centro de Cachoeiras de Macacu para um fechamento com chave de ouro e muita expectativa para os próximos pedais.


Mapa e altimetria do circuito


Rota de bicicleta 1939954 - powered by Bikemap 


Fotos

Briefing no Centro de Cachoeiras de Macacu

Tour do Pelotão pelos bairros

Tour do Pelotão pelos bairros

Tour do Pelotão pelos bairros
Primeira ascensão

Reacoplamento após a primeira ascensão


Imprevisto, queda de barreira

Imprevisto, queda de barreira

Aos pés do Jequitibá
Sobre o Jequitibá


Exposição de fotos do Parque na sede

 
Sede do Parque Estadual Três Picos - Cachoeiras de Macacu


Retorno com chuva de verão


Retorno com chuva de verão

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Pedal das Flores - Nova Friburgo - RJ

Amigos,

Mias uma vez saí para uma aventura. E põe aventura...

O que fazer no carnaval, já que não curto muito ?..

Pedalar, né....

Fui convidado pelo meu amigo de pedal (Jáder) para fazer o mapeamento. Isot porque, ele irá receber alguns amigos e não lembrava mais deste caminho..

Aceitei o convite prontamente, há uns 15 dias atrás, porém havia um problema. Eu queira aproveitar para descer novamente a serra de Cachoeiras e no entanto não tinha condições de levar a bike de buzão como eu sempre fazia. Isto porque, a empresa de ônibus que faz a linha Cachoeiras X Friburgo, colocou um tipo de ônibus que não leva a bike (sem bagageiro). O chamado ônibus caixotinho..

Eu até poderia ir de carro, mas se eu fizesse isto, também teria que voltar de carro e assim não poderia descer a serra de bike. Então, a única solução era recorrer a um outro amigo. Que gentilmente veio me buscar na sexta feira (08/02/2013), e é lógico que coloquei a gasosa. kkk..

Coloquei tudo no alforge e na bolsa de guidão e deixei para montar o equipamento no dia seguinte. E assim também aproveitei a hospedagem deste mesmo amigo, ficando na sua casa.

No dia seguinte levantei cedo (06hs) para tomar aquelé café. Montei a bike e arrumei as coisas, pois tinhámos marcado às 7 hs no posto de gasolina em frente a Dicasa, em Nova Friburgo.

Chegando lá, tive a surpresa de ter mais uma amigo para epdalar conosco, o Elmo. Demos uma conferida nas coisas e partimos.

Eu, particularmente, sempre ia para Lumiar, passando por Mury. Sempre fiz assim, mas quando fazemos cicloturismo, descobrimos lugares que nem imaginamos que existiriam..

Já na primeira parte pegamos uma subida meio desanimadora. Mas é assim, sempre depois de uma subida, vem uma descida, e assim seguimos..

Paramos para descansar um pouco e tirar algumas fotos. E recuperar o fôlego para continuar..




Após alguns minutos de descanso, continuamos até chegar a uma pequena pracinha, com um nome pra lá de sugestivo. PRAÇA DA FORUMFA. Não sei porque tem este nome..kkk. E pra piorar a praça não tem cara de praça. Só tem um banquinho e um poste.. Eu ri muito.. e Estou rindo até agora, escrevendo esta matéria..




Depois de rir bastante, continuamos nosso pedal, sempre fazendo as devidas anotações, km, hora, etc.

Um pouco mais adiante, nos deparamos com uam casa muito bonita, todo em estilo rústico e isto nos sugeriu que aquela casa poderia ser uam sede de fazenda e fomos informados que ralmente tinha sido. Dá uma olahda aí na foto...





Você já viu porco dando pega em bicicleta ? Não ? Eu também achava que era. Chegamos próximo a uma casa onde haviam vários cachorros. E você sabe que cachorro gosta de bike né ? Mas o que nos chamou atenção é que tinha um que não conseguia acompanhar os outros. Como eu vi muito rápido, achei que era um porco. Mas só fui descobrir que não era, quando ele se aproximou. Mas que parecia porco...ahhhh se parecia...



O pedal é maravilhoso, e se eu contar tudo, vai ficar sem graça para quem quiser ir..

Só posso dizer o seguinte. Neste pedal tem de tudo. Asfalto, estrada de terra, cascalho, cachorro gordo dando pega, cavalo, flores e muitas flores (por se tratar de local de plantação), ponte caída, praça com nome sugestivo, prédio antigo, subidas, descidas, vista panorâmica, fontes de água, cachoeiras, riachos.. etc..

Até a próxima aventura...

Inicio do pedal: 07 hs
Fim do Pedal: 14 hs
Média Horária: 10km/h
KM: 37
Tempo total Pedalado: 5hs

Segue algumas fotos: 


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...