domingo, 17 de fevereiro de 2013

Ciclomacacu começa 2013 a todo vapor



2013 começou a todo vapor. A Ciclomacacu inaugurou o ano com um belo pedal a Sede do Parque Estatual Três Picos.

Mais de vinte ciclistas compuseram o pelotão que se reuniu no centro de Cachoeiras de Macacu no dia 20/01/13 às 9h. Depois do briefing que abordou temas sobre a Ciclomacacu, noções de segurança no trânsito e sobre a programação do dia, partimos para o pedal.

O circuito começou com a visita do pelotão aos bairros: Centro, Parque Veneza e Tuim. Onde percorremos trechos urbanos respeitando as regras de trânsito para veículos, placas de trânsito, semáforos e sinalizações com os braços para informar mudanças de direção. O clima da comunidade interagindo com os ciclistas foi super gratificante para todos, pois sentimos o retorno do incentivo que estávamos proporcionando na empolgação da receptividade.

Após visitarmos os bairros e a bela recepção, foi hora de engrossarmos esse caldo.

O circuito que traçamos, "Cachoeiras x Tocas x Sede do Parque dos Três Picos", foi um MTB com subidas curtas e íngremes, alternadas com pisos de estrada de chão, cascalho, calçamento e asfalto. Após cada ascensão principal (pré-definidas na programação do circuito pela Ciclomacacu), reacoplávamos para controle e seguíamos em frente, cada um com seu ritmo e com o objetivo comum de curtir o pedal e chegar a Sede do Parque.

Um imprevisto...

Na altura de Boca do Mato, perto do Poço das Bruxas, devido as chuvas de verão, uma barreira caiu interditando a estrada. Assim, precisamos fazer outro caminho. Para bikers, esses imprevistos são um aperitivo a mais sempre!

Cada ascensão um desafio, uma conquista.

A última ascensão e também a maior, é a da chegada a Sede do Parque. Para todos, a sensação de conquista foi incrível ao chegarmos.
Com a nossa chegada agendada com os guardiões do Parque, tudo ficou mais fácil. Fomos conduzidos por guia até o Jequitibá, uma das atrações turísticas do Parque.
O jequitibá-rosa (Cariniana legalis) é considerado a maior árvore da Mata Atlântica, podendo atingir 50m de altura. O exemplar que visitamos na Sede do Parque tem aproximadamente 40m de altura; circunferência da base 19m; diâmetro da base 6m; aproximadamente 1000 anos.
Terminada a visita ao Jequitibá e a exposição de fotos do Parque na sede, começamos a nos preparar para voltar para almoçar e, como já de costume nesse período, fomos brindados com uma deliciosa chuva de verão que nos lavou a alma na descida de volta.
A parada para o almoço foi no famoso Restaurante Defumados - Orgasmo Gustativo, que já estava antecipadamente reservado pela Ciclomacacu.
Após o almoço retornamos para o centro de Cachoeiras de Macacu para um fechamento com chave de ouro e muita expectativa para os próximos pedais.


Mapa e altimetria do circuito


Rota de bicicleta 1939954 - powered by Bikemap 


Fotos

Briefing no Centro de Cachoeiras de Macacu

Tour do Pelotão pelos bairros

Tour do Pelotão pelos bairros

Tour do Pelotão pelos bairros
Primeira ascensão

Reacoplamento após a primeira ascensão


Imprevisto, queda de barreira

Imprevisto, queda de barreira

Aos pés do Jequitibá
Sobre o Jequitibá


Exposição de fotos do Parque na sede

 
Sede do Parque Estadual Três Picos - Cachoeiras de Macacu


Retorno com chuva de verão


Retorno com chuva de verão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...