terça-feira, 30 de agosto de 2016

Cicloturismo, uma das metas no Plano Municipal de Turismo

Foi realizado no dia 23/08/16 o terceiro dia de trabalho da 1ª Conferência Municipal de Turismo de Cachoeiras de Macacu, em que o principal objetivo é a elaboração do Plano Municipal de Turismo. Uma construção conjunto entre os representantes da Sociedade Civil, em conjunto com o Trade Turístico e o Poder Público. A 1ª Conferência Municipal de Turismo de Cachoeiras de Macacu, que tem a Consultoria do Sebrae, é uma realização da Prefeitura, através da Fundação Macatur, com apoio do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo).  O Plano é o documento que reúne os princípios orientadores para o desenvolvimento da atividade turística no município e tem como objetivos estabelecer diretrizes para a condução da atividade turística na cidade (para os próximos 4 anos), de forma compartilhada, respeitando a competência de cada órgão e entidade para a qualificação de Cachoeiras de Macacu como destino turístico de eventos e negócios e incremento ao turismo de lazer.

A cadeira do conselho de turismo que representa o cicloturismo, juntamente com os representantes do meio ambiente levantaram as ações para criação de um circuito de turístico em Cachoeiras de Macacu devidamente sinalizado e estruturado, para compor o plano de ação que será montado na próxima semana dia 30/08/16.

Seguem as ações propostas:

Meta: Elaborar roteiro turístico integrado para atividades ciclísticas e caminhada

Ações:

1) Mapeamento de todos os pontos turísticos;

2) Selecionar os pontos turísticos que serão ofertados com a elaboração do roteiro;

3) Diagnosticar os pontos selecionados:
- suas vias de acesso;
- localização;
- estrutura;
- atrativos turísticos à oferecer;
- Quilometragem;
- Altimetria.

4) Criar roteiro conectando os pontos turísticos que serão oferecidos informando:
- Atividades que podem ser desenvolvidas no local;
- Pontos de apoio;
- Graus de dificuldade física e técnica;
- Informações de acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência (PPD).

5) Criar sinalização, infra estrutura/ mobiliário nos pontos turísticos (totens, demarcações de quilometragem, corrimão, guarda corpo, escadas...)

6) Confecção de material gráfico para disponibilizar ao turista:
- Passaporte;
- Cartilha guia;
- Planilha de navegação.

7) Criar pontos de controle de partida, meio do roteiro e chegada.

8) Criar certificado de conclusão do roteiro.

Na próxima terça-feira 30/08/16 tem mais um encontro, ás 17h, no Auditório da Prefeitura. Participe!

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Vídeo | Ciclomacacu na matéria sobre a Serra de Cachoeiras de Macacu


Matéria sobre a Serra de Cachoeiras de Macacu, veiculada no Portal Êxito Rio, mostra um trecho do antigo leito da estrada de ferro, muito utilizado para atividades esportivas e turísticas, e seus atrativos históricos e naturais, dentre elas a prática de cicloturismo, Mountain Bike, Mountain Bike Downhill, ciclismo de estrada e caminhada.




Cicloturismo e mobilidade urbana fomentadas nas políticas públicas de Cachoeiras de Macacu


Foi realizado ontem o segundo dia de trabalho da 1ª Conferência Municipal de Turismo de Cachoeiras de Macacu, onde o principal objetivo é a elaboração do Plano Municipal de Turismo. Representantes da Sociedade Civil, em conjunto com o Trade Turístico e o Poder público fizeram uma análise da situação atual do turismo na cidade, destacando os pontos fortes e fracos. E a cadeira de cicloturismo representada pela Ciclomacacu, apontou para a estruturação de um circuito devidamente sinalizado na cidade com guia impresso e planilha de navegação; para a estrutura de mobilidade urbana no município para maior segurança dos nativos e turistas; e criação de paraciclos na cidade, para o fomento de uma identidade de turismo de circuito no Vale Macacu como alternativa, tendo uma vertente muito forte para cicloturismo e caminhada.

Os próximos dois encontros acontecerão nos dias 23 e 30 de agosto, no auditório da Prefeitura, quando serão definidas as ações a serem executadas, assim como quem são os responsáveis pela execução, quando e como acontecerão. Parabéns aos presentes pela ótima participação ontem. Aqueles que ainda não participaram, compareçam na próxima terça-feira. A 1ª Conferência Municipal de Turismo de Cachoeiras de Macacu, que tema a Consultoria do Sebrae, é uma realização da Prefeitura, através da Fundação Macatur, com apoio do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo). Ela acontece sempre às 17h no Auditório da Prefeitura.


quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Cicloturismo, um dos assuntos da 1ª Conferência Municipal de Turismo de Cachoeiras de Macacu


Teve início ontem a 1ª Conferência Municipal de Turismo de Cachoeiras de Macacu, que tem como principal finalidade, nesse seu primeiro momento, realizar a construção do Plano Municipal de Turismo de Cachoeiras de Macacu. E cicloturismo foi um dos assuntos abordados como uma das alternativas oferecidas pela cidade.

Será um total de quatro encontros (sempre às terças no Auditório da Prefeitura às 17h) aberto a todos interessados. A Conferência, que conta com a consultoria do Sebrae, é uma realização da Prefeitura Municipal de Cachoeiras de Macacu, através da Fundação Macatur e com o apoio do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).


Próximos dias de Conferência:

Dia 16 - Horário: 17h às 21h: Definição do Cenário Atual do Turismo Local e sua Perspectivas para o futuro. 

Dia 23 - Horário: 17 às 20h: Elaboração do Plano Municipal de Turismo. 

Dia 30 - Horário das 17h às 20h: Apresentação dos resultados.

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Bicicleta nas políticas públicas em Cachoeiras de Macacu. Participe!

Estamos num momento especial no mundo em que as atenções estão voltadas para a sustentabilidade. E nas principais sociedades do mundo a inclusão da bike nas políticas públicas, sem dúvidas está muito latente.

O município de Cachoeiras de Macacu é um município de muitos atrativos turísticos, mas de fato, não temos uma estrutura organizada que possibilite a apresentação desses atrativos.

Diante disso, através da cadeira de cicloturismo do Conselho Municipal de Turismo, está sendo fomentando a inclusão do cicloturismo no Plano Municipal de Turismo, com a criação de um circuito de cicloturismo sinalizado no município.

Somos muitos ciclistas em Cachoeiras de Macacu e recebemos muitos ciclistas de outras cidades. Ciclistas esses que vem como cicloturistas e atletas em treinamento. Mas de fato, temos pouca representatividade por não transcendermos o ato de pedalar somente. Precisamos nos fazer presente nas políticas públicas e, de forma politizada, fazermos quorum com nossas reivindicações, principalmente a inclusão da bike nas políticas públicas.

Portanto, nós da Ciclomacacu, através do conselheiro de turismo representante da cadeira de cicloturismo no município, Ramon Cunha, convidamos a todos os ciclistas do município para participar do Plano Municipal de Turismo que acontecerá conforme o calendário abaixo.

Hoje temos pelo menos três grupos de ciclismo no município: Ciclomacacu, MTB Cachoeiras e Amigos do Pedal - Papucaia. Seria muito expressivo termos representantes de cada grupo desses, além dos ciclistas que por opção não pertencem a nenhum grupo.

Vamos juntar forças!

Juntos giramos mais forte!

Segue calendário com as datas e as horas das reuniões para comparecermos:

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Vou começar a pedalar, o que devo levar?


“Quero começar a pedalar e quero saber o que levar em um pedal”. Essa é uma das primeiras dúvidas após se adquirir uma bike. Tenho sido perguntado com frequência sobre isso e nessa matéria vou pontuar alguns itens básicos, classificando-os por categorias/ prioridade.

Logicamente que se você vai a uma padaria à “5 minutos” de sua casa, você não precisa se “paramentar” todo pra isso. Afinal, a bike é um veículo leve, descontraído e super popular. Haja visto que, considerado ser um veículo muito utilizado pela população de baixa renda, não se tornou obrigatório o uso do capacete, alegando-se que essa população que inclui os da zona rural, dificilmente iria-se conseguir fazê-los colocar o capacete. Bom… O assunto legislação para bike é tema pra outro post, não iremos aprofundar aqui. De fato, sendo perto ou longe, o que não podemos deixar de levar são: nossa educação e respeito como cidadãos; e nosso cuidado e atenção no trânsito.

Mas, especificamente, quando se vai partir para uma pedalada mais ousada, além dos limites que você normalmente está acostumado, o que devo levar?

Segue uma lista básica, classificada por categorias/ prioridade, para que, se você não for comprar tudo de uma vez, tenha uma orientação de por onde começar:

Pedais leves (pedais de até 30 min), próximos de recursos e de dia.

  1. Segurança
    1. Capacete - ao escolher um capacete, atente para o tamanho. Os capacetes de ciclismo tem regulagem máxima e mínima do diâmetro da cabeça;
    2. Óculos.
  2. Saúde
    1. Suporte na bike com garrafinha de água para hidratação;
    2. Protetor solar.
  3. Conforto
    1. Bermuda ou calça de ciclista - essa bermuda ou calça específica de ciclista tem um acolchoado onde há o contato com o assento da bike (selim). Ela proporciona conforto, pois minimiza a pressão e o atrito;
    2. Luvas;
    3. Camisa de ciclista (com três bolsos atrás) - esses bolsos permitem armazenamento de coisas com fácil acesso, além de terem o tecido ideal para a prática do esporte.

Passeios noturnos leves (pedais de até 30 min) próximos de recursos

Além dos itens 1, 2 e 3, é necessário que se tenha atenção aos itens complementares à sua segurança em sua bike.

  1. Segurança
    1. Farol e pisca.

Pedais longos (acima de 1 hora) longe de recursos

Além dos itens 1, 2 e 3 (caso o pedal seja noturno, item 4 também), é necessário que se tenha atenção aos itens complementares à saúde, aos itens de manutenção de emergência de sua bike e itens complementares ao conforto.

  1. Saúde
    1. Hidratação suficiente - há bikes com capacidade de instalar dois suportes de garrafinhas de água e há também as mochilas de hidratação;
    2. Alimentação;
    3. Repositores energéticos;

  1. Manutenção
    1. Kit para resolver furo de pneu;
      1. Câmara de ar reserva;
      2. Espátula;
      3. Bomba de encher;
      4. Kit remendo - o kit remendo vende-se completo, é composto por lixa, adesivo e cola.

Obs: Leva-se uma câmara de ar reserva quando pretende-se fazer um reparo rápido, também a utilizamos quando o furo da câmara é um estouro ou um rasgo ao qual o remendo não é capaz de tapar. A utilização do kit demanda mais tempo para sanar o problema; serve para furos simples (não resolve estouros e rasgos grandes); consegue-se utilizá-lo mais de uma vez. Uma dica importante pra compor o kit remendo é ter uma pinça, para a retirada de algum corpo pequeno que possa estar agarrado no pneu, como por exemplo e muito comum, “limalhas” que soltam dos pneus dos carros nas rodovias; e uma tesoura para recortar o adesivo, caso ele já não seja recortado.

  1. Jogo de chaves compatíveis com sua bike - um jogo de chaves, normalmente é composto por: jogo de chaves Allen, chave de fenda e Philips (se a bike tiver parafusos com esses tipos de fenda), geralmente utilizadas para regulagem da marcha e alguns freios; chave de corrente; e uma chave inglesa pequena, pois serve para vários tipos de porca.

Dica: Há jogos de chave em formato de canivete multifuncional específicos para bike. São práticos e compactos.

  1. Conforto
    1. Dinheiro;
    2. Bolsa de quadro ou de selim - são utilizados para transportar todos os itens sem atrapalhar o ciclista e a pilotagem da bike;
    3. Mochila - a mochila é utilizada caso os bolsos da camisa de ciclista e a bolsa de quadro ou de selim não consigam comportar os itens a serem levados, mas a mochila pode ser bifuncional também, contendo um compartimento para o recipiente de água chamado camelbak, para levar água suficiente para sua pedalada.

Apesar de ser um item obrigatório a cada cidadão andar identificado, muitos de nós não nos atentamos para isso nos deslocamentos próximos a nossa casa. Mas não levar nossa identificação, pode afetar diretamente no que tange segurança e saúde. Fique atento! Procure levá-los sempre.

  1. Identificação
    1. Carteira de identidade ou CPF;
    2. Identificação do tipo sanguíneo;
    3. Carteira do plano de saúde (caso tenha).

Espero que tenha ajudado.

Um ótimo pedal!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...