quarta-feira, 24 de outubro de 2012

A Bicicletaria Cultural vence prêmio de empreendedorismo



A Bicicletaria Cultural é vencedora do 2º Prêmio Aliança de Empreendedorismo Comunitário na categoria empreendedor individual.

Criada há pouco mais de um ano por iniciativa de um casal de cicloativistas -- o artista plástico Fernando Rosenbaum e a produtora cultural Tissa Valverde --, o espaço é considerado uma espécie de "Quartel General" do cicloativismo curitibano.

A Bicicletaria nasceu para suprir a demanda de falta de espaço de estacionamento seguro para bicicletas na região central da cidade. Mas a vocação criativa e o carisma dos proprietários transformou o local em um agradável espaço de convivência para os amantes da bicicleta, agregando serviços como oficina comunitária, aluguel de bikes além de uma ampla agenda de eventos com encontros, palestras, fóruns e atividades culturais relacionadas à ciclocultura.

Os critérios avaliados para a premiação foram: histórico do negócio; visão de futuro em relação ao microempreendimento; envolvimento e impactos positivos que geram na comunidade; sustentabilidade ambiental e impactos gerados sobre o meio ambiente.

A primeira colocação no prêmio promovido pela Aliança Empreendedora renderá aos cicloempreendedores R$ 5 mil. Segundo Rosenbaum, o recurso será aplicado na melhoria e expansão do negócio. "Agora temos recurso para investir na Bicicletaria", comemora.

Além disso, os empreendedores terão um curso de capacitação em gestão e empreendedorismo e a possibilidade de captar investimento através de um portal de financiamento colaborativo para microempreendedores.

A Aliança Empreendedora, promotora do prêmio, é uma organização sem fins lucrativos (Oscip) que trabalha com projetos de apoio a microempreendedores, implantação de negócios inclusivos junto a empresas e disseminação da cultura empreendedora no Brasil.

A Aliança iniciou suas atividades em 2005 em Curitiba-PR com a missão de “Unir forças e viabilizar acessos para que pessoas e comunidades de baixa renda possam ser empreendedoras, promovendo a inclusão e o desenvolvimento econômico e social”, e a com a seguinte visão “Fazer da economia um lugar para todos”.

Hoje a Aliança Empreendedora conta com quatro escritórios no Brasil (Curitiba-PR, São Paulo-SP, Recife-PE e Salvador-BA) e já formou em sua metodologia 26 ONGs que trabalham com empreendedorismo e geração de renda em 15 estados, aumentando assim o seu impacto no território brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...