sábado, 4 de agosto de 2012

Tamanho do quadro


Tamanho do Quadro

 
estatura aproximada
tubo superior
tamanho comercial
MTB
estrada
MTB
estrada
1,50 a 1,60 m
1,55 a 1,70 m
1,65 a 1,75 m
1,73 a 1,85 m
1,75 a 1,90 m
1,85 a 2,00 m
20,9" a 21,4"
21,5" a 21,9"
22,0" a 22,5"
22,6" a 22,9"
23,0" a 23,4"
23,5" a 24,0"
53,0 a 54,4 cm
54,7 a 55,6 cm
54,7 a 57,1 cm
57,4 a 58,3 cm
58,6 a 59,4 cm
59,6 a 60,0 cm
14"
16,5"
18"
19"
20"
22"
menos de 51 cm
53 cm
55 cm
57 cm
59 cm
61 cm
 

Ciclovias e Sustentabilidade - É possível ?



Acabo de receber este vídeo e achei ótimo!


Tanta discussão quando defendemos a bicicleta como meio de transporte viável  e sempre que defendemos isso vem alguém falando que "aqui não é a Holanda".


Também é comum ouvir frases do tipo "Não adianta querer copiar modelos europeus ou de outros países, o Brasil é diferente". De fato as pessoas que defendem isso não percebem que nós copiamos sim, o modelo americano, o maior poluidor do mundo. Para a maioria de nosso povo os EUA são o principal modelo de desenvolvimento e um sonho de consumo. Enfim....


As informações do vídeo abaixo não são novas, mas gostei porque tem uma linguagem não técnica e muito bem feito, vale divulgar!




Maiores Informações em:


Como surgiram as ciclovias na Holanda

Recomendações de Segurança


Recomendações de Segurança


Uso consciente da bike




  • A bicicleta não polui, é econômica e traz benefícios para a sua saúde;
  • A bicicleta integra espaços e favorece a aproximação entre pessoas;
  • A bicicleta é um meio de transporte excelente para pequenas e medias distâncias e é fácil de estacionar;
  • Preço acessível e baixo custo de manutenção;
  • Exercício cardiovascular de baixo impacto para os joelhos;
  • Não requer combustível;
  • Pode ser usada para o transporte e para o lazer;
  • Não causa poluição atmosférica nem poluição sonora;
  • Menor necessidade de espaço viário, público e estacionamento;
  • O custo da infra-estrutura para bicicletas é muito inferior comparado ao carro;

Pedalando para o trabalho



Benefícios para a Empresa:
  • Redução de custos com menos congestionamentos nas horas de pico e demandas por vagas para estacionamento;
  • Maiores opções de transporte para os funcionários, facilitando acesso para possíveis trabalhadores;
  • Melhoria na imagem ecológica da empresa;
  • Uma força de trabalho em forma física e mais saudável;
  • Um benefício de baixo custo que os empregados vão valorizar;
Benefícios para as Pessoas:
  • Exercício físico adequado para sua rotina diária;
  • Melhor saúde e forma física com o uso regular da bicicleta;
  • Corpo e mente saudáveis: exercício físico reduz o stress;
  • Sem congestionamentos, chega-se mais rápido ao destino;
  • Redução dos gastos com transporte;
Pedalar é prazer!

Ajuste do Selim


Medida Básica: a sola do pé abaixo do calcanhar encosta levemente nos pedais com a perna totalmente esticada e relaxada. Para ter a certeza da altura correta do selim, deve-se montar na bike e pedalar ao contrário com os calcanhares apoiados. Perceba se esta ou não movimentando o quadril. Caso afirmativo, é sinal que o selim está alto.


 
 

Troca de Marchas


O cambio é muito útil quando usado de forma correta, facilita as subidas e aumenta a velocidade no plano. Mas deve ser usado com critério para não torcer a corrente levando a um desgaste prematuro das peças sem grandes resultados práticos na velocidade da bicicleta. Não passar as marchas faz com que uma coroa e uma catraca se desgaste mais que as outras, obrigando a trocar toda a relação prematuramente sem ter tido o máximo de aproveitamento.

  • Só troque a marcha enquanto estiver pedalando.
  • Nunca troque de marcha pedalando para trás.
  • Antes de parar com a bicicleta, troque para uma marcha mais leve.
  • Diminua a força exercida nos pedais enquanto estiver trocando de marcha.
  • Evite trocar de marcha enquanto a bicicleta estiver sofrendo muita trepidação, a corrente pode saltar.
A coroa fica perto do pé e troca-se de marcha no passador da mão esquerda. Quanto maior a coroa mais pesada fica.

O pinhão fica na roda traseira e troca-se de marcha no passador da mão direita. Quanto maior o pinhão mais leve fica.

Para saber o peso da marcha, basta multiplicar o N° da coroa com o N° do pinhão. (foto 1) Quanto maior for o N° mais pesada é a marcha. É importante saber a relação correta entre a coroa e o pinhão para não cruzar a corrente e danificá-la.

Veja abaixo as catracas que podem ser usadas, de acordo com a coroa utilizada. (em vermelho)
 
 
Fontes: http://www.fazfacil.com.br
 
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